05 cuidados ao negociar um carro na internet

05 cuidados ao negociar um carro na internet

2019

Negociar um veículo a partir de anúncios nas plataformas de vendas on-line tem muitos benefícios, pois em poucos cliques é possível identificar exatamente onde estão os modelos desejados.

Além disso, é um canal que propicia negócios mais vantajosos, já que muitas vezes os preços de carros anunciados por particulares ou lojistas on-line não carregam altos custos de aluguéis, de pessoal, entre outros, isto faz com que os preços geralmente sejam mais atrativos.  Depois de olharem os carros nos meios digitais, os interessados vão ao encontro dos vendedores,  para conhecerem o veículo e finalizarem o negócio.

Mas… é importante estar muito atendo, pois este meio de negociação exige mais cuidados para de fato poder usufruir das vantagens sem se expor a riscos.

 

Para lhe ajudar nesta tarefa preparamos 05 dicas que, se aplicadas, diminuem consideravelmente a chance de cair em uma fraude, confira:

1.Levantar informações sobre o vendedor:

No caso do vendedor ser um “particular”, como são chamadas as pessoas físicas que anunciam seus carros, no que a conversa evoluir procure saber quem é que está por traz do anúncio oferecendo o bem, não deve haver receio de perguntar nome completo, onde trabalha e referências com fones fixos. Após faça alguma confirmação, seja identificando o vendedor nas redes sociais ou ligando para as referências.

Se o anúncio é de uma loja, também deve-se ter cuidado até ter certeza que realmente se está tratando com a loja, procure apurar se ela realmente existe. Uma boa forma é buscar de forma independente o telefone da loja e ligar para fazer uma confirmação da autenticidade do anúncio e confirmação de que está tratando com uma pessoa que representa realmente a loja.

 

2. Ver há quanto tempo o vendedor está cadastrado na plataforma de vendas on-line:

Muitos sites de anúncios disponibilizam a informação sobre o tempo que o vendedor é cadastrado, esta é uma informação importante. No caso de um vendedor particular, pode ser que ele se cadastrou justamente para vender o veículo anunciado, neste caso vai fazer pouco tempo, não precisa eliminá-lo do seu filtro, mas pode pedir referência e confirmar a referência com mais critério.

 

3.Desconfiar de preços absurdamente baixos:

Via de regra, é importante assimilar que não há mágica, ninguém “dá” um bem em perfeito estado praticando valores muito abaixo do que vale. Ainda mais, caso não seja descrito nada que deprecie o veículo de forma que justifique a prática de preço absurdamente baixo. Muitas vezes justifica-se por carro que já teve leilão, carro que acumula multas, com caixa ou motor por fazer, entre outros. Porém, não havendo estas ressalvas e o preço for muito abaixo dos outros anúncios, desconfie.

 

4.Não realizar pagamento antes de ver o veículo e a documentação:

Embora seja uma regra básica, aparentemente fácil de cumprir, fraudadores tem habilidade de criar uma situação onde a antecipação de valores representa uma falsa vantagem aos interessados nos veículos. Isto vai desde um sinal para reservar o carro, sob alegação de que haveriam mais pessoas interessadas naquele exato momento, até o pedido de depósito de valor integral sob falsas informações sobre o veículo, sobre seu impecável estado e a concessão de desconto para o pagamento imediato.

 

5.Realizar vistoria cautelar ou no mínimo algumas conferências de dados do veículo:

Além do estado geral do carro, é extremamente importante fazer algumas verificações que proporcionem segurança. Pode ser realizada uma vistoria cautelar ou de identificação de veículo, a qual é feita nos Detrans. Para realiza-la deve haver pagamento de guia de arrecadação com a respectiva taxa. Lembrando que é necessário a presença do proprietário do veículo, ou seu procurador, do documento do veículo e do próprio veículo a ser vistoriado, não é necessário agendamento e ocorre por ordem de chegada. A taxa atualmente no Rio Grande do Sul é de R$ 78,69.

Porém, na realidade, a grande maioria dos negócios de veículos ocorre sem a realização de uma vistoria prévia, seja porque não é obrigatória, pela pressa de fechar o negócio ou por confiar na loja ou vendedor. Seja qual for o motivo, é possível tomar alguns outros cuidados para diminuir os riscos:

A) Fazer uma consulta ao Detran para consultar restrições e multas, fazer isto inclusive é uma forma de validar se placa e renavan estão condizentes com o cadastro do veículo no Detran, se estiver errado a consulta nem será possível.

B) Preferencialmente, realizar também uma consulta de histórico de leilão e sinistro, há algumas consultas pagas que ficam em cerca de R$ 20,00 e são feitas pela internet de forma muito rápida;

C) Tanto a consulta do Detran quanto as consultas pagas, retornam número do chassi do veículo, compare este número com o número gravado em todos os vidros e na carroceria do veículo (caso não saiba onde encontrar o número do chassi na carroceira, veja antes a ficha técnica do veículo);

D)Consultas pagas retornam o número do motor, que pode também ser verificado se condiz com o número realmente gravado no bloco do motor do veículo, em cada modelo o número do motor é gravado em um local, pode ser visto previamente na internet exatamente o local.

Tomando estes cuidados, a chance de comprar um veículo “clone” realmente reduz quase a zero, também reduz muito a possibilidade de ser vítima de fraude e perder dinheiro. É de se concordar que são vários cuidados a tomar, de forma que por isto boa parte dos negócios ocorrem com base realmente na confiança.

Muitas lojas físicas e virtuais que estão no mercado hoje realizam todas estas checagens para garantir segurança aos seus clientes e consequentemente aos seus negócios, é o caso da Auto Agile. Para todos os veículos anunciados a Auto Agile realiza as checagens mencionadas, também são verificados muitos outros itens relacionados propriamente a qualidade do carro, como; itens de mecânica, funcionamento de componentes elétricos/eletrônicos, situação da lataria e do interior.

Confira o estoque da Auto Agile. https://autoagile.com.br/estoque/

2 comentários

  1. Aurélio disse:

    Otimo conteúdo, prático e objetivo!
    Parabéns !

    • admin disse:

      Olá! Ficamos lisongeados com seu comentário, esperamos que as dicas que publicamos sejam realmente úteis e propicie a todos ótimos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *